No Instituto de São Pedro em Viterbo este ano a solenidade de São José teve um tom especial com a ordenação diaconal de cinco confrades, de quatro continentes:
Abhilash Baisil (India)
Alessandro Palladino (Itália)
Bernard Asomaning Manu (Ghana)
Richard Dweku Donkor (Ghana)
Sebastián Martínez Vera (Chile).
Dom Lino Fumagalli, bispo de Viterbo, impôs as mãos, consagrando-os para o serviço do Evangelho e da caridade, que eles vão exercer por alguns meses - enquanto isso, completam seus estudos teológicos - esperando para se tornar sacerdotes. Em sua homilia, o bispo, tomando o exemplo da figura de São José, patrono da Congregação, resumiu o serviço do diácono como "cuidar" das pessoas que se encontra, e da Palavra de Deus que o diácono é chamado a anunciar.
A igreja de São Pedro estava cheia de parentes, amigos, colegas e fiéis. O coro da paróquia animou a cerimônia, preparada com sobriedade solene por p. Giuseppe Fossati.
Estiveram presentes p. Renzo Sibona, provincial italiano, e o padre geral Mario Aldegani, que, em seu discurso de agradecimento, recordou que São Leonardo Murialdo fundou a Congregação 142 anos atrás.
Um buffet saboroso, coroado por bolos personalizados, obra das excelentes cozinheiras do Instituto, em seguida, terminou o dia.
Na lembrancinha os cinco diáconos escreveram "ide e faça o mesmo", sob o cenário de Jesus lavando os pés dos discípulos. Não há melhor desejo a eles!